Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter.



Notícias

Cerimonialistas Homenageados pelo seu dia em todo Brasil

O dia 29 de outubro é instituído como o Dia Nacional do Cerimonialista pela Lei no. 12.092 de 16 de novembro de 2009.
Em vários estados e municípios a data é reconhecida por força de lei.

 

BRASÍLIA-DF

Em Brasília, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou Sessão Solene com a presença dos presidentes do CNCP e ABCP e o 2º. Vice da OICP que receberam homenagens dos deputados distritais. A sessão foi presidida pelo deputado proponente Claudio Abrantes que entregou ‘Moção de Louvor’ aos cerimonialistas dirigentes das principais instituições representativas da classe.

Estiveram presentes, o Presidente do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, Silvio Lobo Filho; o 2º. Vice Presidente da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo, Hugo de Faria Almeida; a Presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Yvone de Souza Almeida; o Diretor de Estudos e Pesquisas da ABCP, Embaixador Manuel Innocencio Lacerda dos Santos Júnior, além de Beatriz Arantes, Coordenadora do CNCP/Brasil para a Região Centro Oeste; Raab Simões, Diretora da Representação do CNCP/Brasil no Distrito Federal e Luciana Rocha, Consultora de Cerimonial Social.

Ao discursar o Deputado Abrantes disse que ‘o cerimonialista é aquele anjo da guarda que nos cuida, nos zela essencialmente pela nossa posição como representantes da sociedade’. Disse também que está torcendo pelo reconhecimento da profissão, embora essa seja uma matéria de competência do Congresso Nacional. Na oportunidade foi entregue uma placa comemorativa ao Jubileu de Prata do CNCP/Brasil ao Presidente Silvio Lobo Filho. Usaram da palavra também, Yvone de Almeida, Hugo de Almeida e o Embaixador Manuel Innocencio.  Em sua fala, Silvio Lobo disse que ‘nós cerimonialistas estamos sendo homenageados nesta data por todo Brasil, mas nossa função não é a homenagem e sim a responsabilidade pela condução de um evento e que nos faz ficar posicionados nos bastidores, sem nenhuma exposição pública’.  Em seguida falou sobre o trâmite do Projeto de Lei no Congresso Nacional, prestes a ser definitivamente aprovado, quando porá fim ao anseio de todos os profissionais desta lide.

Reuniões solenes, em homenagem ao Dia do Cerimonialista, aconteceram também em São Luiz (MA), em Manaus (AM), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC) Teresina (PI), Aracaju (SE), São Paulo (SP) e outras.

 

MANAUS:
 

Reunião Solene Câmara Municipal pelo Dia do Cerimonialista, que contou com a presença de profissionais da área nos Poderes Públicos e de empresas privadas.

Discursaram na tribuna, pelo CNCP/Brasil, a cerimonialista e fundadora, Lourdes Buzaglo; e da Chefe do Cerimonial do Governo do Estado do Amazonas, Nazaré de Aguila.

À autora da propositura, vereadora Terezinha Ruiz, foi conferido título de ‘Honra ao Mérito’.

 

ARACAJU

                    

Por indicação do Vereador e Presidente da Casa, Josenito Vitale, a Câmara Municipal de Aracaju prestou homenagens pelo Dia do Cerimonialista aos profissionais da área.

Participaram da solenidade os cerimonialistas: Amauri Santos - Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Aracaju e Assessor da Presidência do CNCP Brasil; Fernanda Ribeiro - Chefe do Cerimonial do TJ/SE; Ednilson Guimarães - Chefe do Cerimonial do Governo do Estado de Sergipe e José Lupércio Santos - Chefe do Cerimonial da Câmara Municipal de Aracaju.

 

ACRE

Cerimonialistas presentes na Sessão Solene
da ALEAC
Lina Grasiela recebendo diploma do
‘Mérito do Legislativo'

  

Cerca de 25 profissionais compareceram na Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista na última quinta feira, 25, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Ao final da solenidade, as cerimonialistas Lina Grasiela e Terezinha Mascarenhas (fundadora do Cerimonial do Poder Legislativo) receberam das mãos do deputado Daniel Zen, acompanhado dos deputados Nelson Sales (PP), Whendy Lima (PSL), Gehlen Diniz (PP) e Jenilson Leite, a comenda da Ordem do Mérito Legislativo do Acre. A honraria é concedida a personalidades ou instituições que prestaram relevantes serviços ao estado.

 

FORTALEZA

Na foto acima, autoridades que compuseram a mesa e os chefes de cerimonial: Teresa Borges (Assembleia Legislativa), Silvio de Paiva Ribeiro (Tribunal de Justiça) e Antônio Carlos Santiago de Castro (TRT 7ª. região).

 

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (29) Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista, proposta pelo vereador Ésio Feitosa (PPL). A sessão foi presidida pelo próprio vereador Ésio, no ato representando o presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PDT).

Compuseram a Mesa de autoridades: desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TRE-CE; desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, presidente do TRT-7ª Região, em exercício; Custódio Almeida, vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Toinha Rocha, coordenadora especial de Proteção Animal do Município de Fortaleza; Alessandra Aragão, presidente do Conselho de Ética do CNCP Brasil; Flávio Liffeman, presidente do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP- BRASIL); Ana Joaçaba, coordenadora do Cerimonial da CMFor.

A saudação a pedido de Ésio Feitosa, foi feita pela ex-vereadora Toinha Rocha. Disse que os profissionais têm contribuído e se tornando referência no Brasil, tanto em eventos públicos e privados. “Em muitos lugares no Brasil onde andamos, nos deparamos com profissionais saídos do Ceará. Quantas vezes encontrei com cerimonialistas apresentando com libras. Pode mudar tudo, tudo indo para a Internet, mas se não tiver um profissional que oriente como deve ser o evento nos mínimos detalhes, talvez você vá pagar aquele famoso mico”, avaliou. E encerrou com a “Crônica ao Cerimonialista” de Sílvio Lobo Filho, que exalta o profissional de cerimonial protocolar.

Em seguida falou a cerimonialista Alessandra Aragão, destacando a lei 12.092 de 16 novembro de 2009, que representa o reconhecimento do profissional de cerimonial e protocolo no cenário nacional e sua importância nos processos e relações sociais, “além das precedências, lugares e intervenções, pois as funções cerimonialistas sempre estiveram integradas a sociologia, psicologia, ética, política e outras ciências”. Observou que o Cerimonial é um importante instrumento de comunicação, procedimentos aplicáveis à sociedade, a mais alta estrutura de poder, até as organizações menores. “Destaca-se o cerimonialista como orientador social, reconhecimento no campo político e relações governamentais, processos culturais, sociais, esportivos, sendo sempre relevante sua atuação”.

Flávio Liffeman agradeceu ao parlamento por ser mais uma vez palco da homenagem aos profissionais de cerimonial do país. Ressaltou que o comitê homenageou 26 dos mais destacados cerimonialistas do Estado. Ele agradeceu o vereador Ésio Feitosa pela realização da sessão, destacando que o vereador é autor do projeto de lei que cria o Dia do Profissional de Cerimonial em Fortaleza.

Em seguida foram entregues certificados pelo Dia do Cerimonialista, aos profissionais ali presentes.

 

SÃO LUIZ: Baile de Máscara para Cerimonialista...

Os cerimonialistas da capital maranhense se reuniram para brindar o Dia do Cerimonialista. A festa foi realizada na noite desta quarta-feira (31), no Claudia Gaspar Buffet, em São Luís, e teve como tema os grandes bailes de máscaras. Realizada há quatro anos, a festa foi marcada pela alegria, descontração e musicalidade.

A cerimonialista Gisela Diniz, idealizadora do evento, durante o seu discurso agradeceu aos parceiros que possibilitaram a realização da confraternização. “Quando iniciei esse projeto logo senti que precisava fazer em conjunto”, disse ao agradecer a Karine Marçal, Marcello Claudio Reginaldo Silva, parceiros deste ano “É um evento de comemoração. A gente vive o ano inteiro em solenidades e eventos formais e a festa foi para descontrairmos”, disse.

O tema da festa foi desenvolvido por Reginaldo Silva. "Eu trabalhei com arranjos vermelhos, seguindo os tons da festa que eram preto, dourado e vermelho. Foi uma festa muita fácil de trabalhar a temática. Pra mim foi uma satisfação ter sido escolhido pelos cerimonialistas. Fiquei muito agradecido e honrado por ter sido padrinho", afirmou.

“O evento foi maravilhoso. Finalizamos as comemorações ao nosso dia em grande estilo. Um baile de máscaras top com colegas, parceiros, imprensa e amigos fantásticos. Foi lindo.. Foi top.. Foi inesquecível”, afirmou o cerimonialista Marcello Claudio, padrinho do evento.

Vários parceiros fizeram a festa acontecer, dentre eles, Ericsson Andrade e Banda Deelop, Djs RafisaJuninho e Espeto, projeção mapeada, bolo comemorativo Kathleen, o bar temático Manhattan Bartenders e o Roxy Bartenders, doces Alexandra da Donna Doces e Anielle.

Do Blog de Jacieny Dias

... E Palestra

Para reverenciar o Dia do Cerimonialista no Maranhão a empresa Equipar os presenteou com uma palestra sobre alta performance com a diretora da empresa e coach, Lia Silva, no dia 30 de outubro.

 

VALE DO PARAIBA (Taubaté)

 

 

Grupo de cerimonialistas sociais do Vale do Paraíba, SP, comemoram o Dia do Cerimonialista em Taubaté, cidade onde nasceu Monteiro Lobato.

A cerimonialista Eliane Ubillús participou como convidada para apresentar o CNCP/Brasil, a ABCP e a OICP. Na ocasião aproveitou para contar aos colegas, como foi criado o Dia do Cerimonialista além de falar sobre os objetivos das referidas instituições.

 

 

Por: Athayde Alves (Rg 496-DRT-PR.)

Com colaboradores

 


voltar
Compartilhe:

Rede Sociais

Biblioteca

Copyright ® 2017 CNCP Brasil - Todos os direitos reservados Ícones dryicons.com