Por Zenilda Carvalho
A 24ª edição do Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo finalizou com o discurso da presidente do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP Brasil), Raab Simões:
“Boa noite a todos!
Finalizamos esta XXIV edição do Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo – CONCEP 2020. Esperamos que o conteúdo apresentado nesta edição contribua para o desempenho profissional de todos os participantes que aqui passaram.
O meu sentimento hoje é de gratidão, gratidão por todas as pessoas que se dedicaram para que este inusitado Congresso fosse realizado. Digo inusitado porque este foi o primeiro congresso virtual da história do CNCP Brasil.
Não, não permitimos que uma pandemia nos deixasse mais afastados dos nossos congraçamentos, das nossas trocas de experiências, do nosso calor humano, mesmo virtual, de estar com os nossos pares, de dividir o que temos de melhor com os nossos iguais, do sentimento da expectativa de como será, o que discursarão, o que apresentarão, quem encontraremos. Esses sentimentos só temos no tempo que antecede um evento como este.
Tudo isso foi possível porque tivemos uma equipe competente que defrontou o inédito e desbravou o desconhecido.
Por isso queremos agradecer aqui a todos os que se inscreveram no congresso, aos componentes da Comissão organizadora do CONCEP 2020 na pessoa de Ozaina Barros; da comissão científica na pessoa de Yvone de Almeida; da comissão de comunicação na pessoa de Michael França e da comissão de cerimonial na pessoa de Astrogildo Franco.
Agradecemos também os colegas dos Estados de Sergipe e do Maranhão (Amauri dos Santos, Gisela Diniz, Fernanda do TJSE, Cris Mesquita, Lupércio, bem como o desembargador Jorge Rachid Mubárack) que tornaram possível a entrega solene do Prêmio Cerimonial Brasil 2020 desde os seus Estados. Agradecer à Agência de notícias por contribuir para que nossa jornalista Zenilda Carvalho fizesse as notícias sobre o CONGRESSO que foram e serão publicadas na Agência de Notícias do CNCP Brasil.
Também, agradecer a cerimonialista virtual, Luane Bittes, nossa diretora de ensino que fez um trabalho extraordinário nos bastidores das plataformas.
Não podemos esquecer dos Mestres de Cerimônias. Nossos colegas Athayde Alves (MS), Djair de Souza(SP), Cecília de Arruda (SP), Jardele Carcará (CE) e Astrogildo Franco (DF), que fizeram um trabalho brilhante na Comissão de cerimonial do Congresso.
Agradecer a OICP (Gerardo Correas) APCPA (Mário quintas) e ABCP (Yvone de Almeida) pelo apoio em nos ceder palestrantes e mediadores.
Precisamos agradecer também a todos os palestrantes, nacionais e internacionais, e faço o agradecimento a todos na pessoa da última palestrante de hoje, Marisa Canton, primeira doutora em eventos e também já presidiu uma academia – a Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Os nossos palestrantes tornaram eminente a programação do nosso congresso. A essência de um evento científico está no conteúdo apresentado e isso eles expuseram excelentemente.
E hoje finalizamos mais um CONCEP e diria em outra época “Voltarei para casa”, mas agora, tendo em vista a condição virtual me despeço dizendo: “desligarei meu computador” com o mesmo pensamento do comunicador de Pernambuco, Samir Abou Hana, que dizia: Como é bom ter a consciência do dever cumprido.
Muito obrigada!
Declaro encerrado o XXIV Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo.