CNCP Brasil

História

Diz-nos Yvone de Souza Almeida, uma das fundadoras do CNCP/Brasil, que as atividades do Cerimonial existem no Brasil, desde os remotos tempos da sua formação colonialista. A função tornou-se sumamente importante no contexto da administração dos Municípios, dos Estados e da Federação, envolvendo também outras instituições como universidades, corporações militares, associações desportivas e mais recentemente empresas privadas que assimilaram a prática do Cerimonial em seus eventos.

No Nordeste, precisamente em Pernambuco, em maio de 1993, a propósito de um Curso de Planejamento e Organização do Cerimonial Público, ministrado seguidamente por vários anos, foi concebida a ideia de se fazer um Encontro de Chefes do Cerimonial do Poder Executivo dos Estados, com o objetivo de propiciar um contato amigo, informal, onde pudessem tratar de questões e temas comuns bem como trocar experiências.

Foi criada uma Comissão Organizadora do I ENCONTRO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO – I ENCEP, o qual ocorreu no Maranhão, na bucólica e agradável Capital, São Luís, em 27, 28 e 29 de novembro de 1993, sob os auspícios do Governo daquele Estado.

Conheça os canais do CNCP Brasil

A proposta inicial foi ampliada, entendendo a Comissão que deveriam ser convidados indistintamente os que tivessem atuação em qualquer das áreas do Cerimonial, em qualquer nível. 

O resultado foi por demais animador: cerca de noventa pessoas compareceram. Desse Encontro nasceu o CNCP Brasil, sendo escolhidos, por aclamação, os seus idealizadores para comporem uma diretoria provisória, que tomou a si a responsabilidade de elaborar um Estatuto para a nova entidade e realizar no ano seguinte o II Encontro Nacional do Cerimonial Público, em Foz do Iguaçu Estado do Paraná.

Assim os Congressos do CNCP Brasil se sucederam em Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Florianópolis, Cuiabá, Natal, São Paulo, Belém, Campos do Jordão (internacional), Salvador, Gramado, São João Del Rey, Fortaleza, e novamente em Manaus (internacional).

Muito há que ser realizado e a família CNCP/Brasil está unida construindo o futuro com dinamismo e dedicação.

Prof. Dr. Silvio Lobo Filho
Ex-presidente do CNCP Brasil