Por Zenilda Carvalho
A partir da última terça-feira, 22, o Governo do Distrito Federal autorizou a retomada de eventos corporativos como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras. O Decreto nº 41.214/2020 reza que a realização destes eventos está condicionada aos protocolos e medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus.
No novo decreto também consta a liberação para realização de mais alguns tipos de eventos e a redistribuição das responsabilidades de fiscalização, inclusive quanto ao funcionamento de determinados locais. Continuam proibidos todos os eventos que exijam licença do GDF.
Ao longo desses 6 meses quando o mercado de eventos ficou praticamente parado, o CNCP Brasil tem se adaptado para a nova realidade dos eventos virtuais e colaborado no preparo dos profissionais para a chegada deste momento da retomada, ora realizando cursos, lives técnicas, reportagens, entre outros.
Com o intuito de oferecer aos membros do CNCP e aos profissionais da área de eventos, além de prestar serviços à comunidade em geral, acerca de protocolo, cerimonial e eventos, hoje a presidente do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil, Raab Simões, também atuou como repórter e agora nos traz importantes informações de uma conversa sua com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia. O assunto abordado foi sobre o mercado de eventos no DF, a pandemia que o mundo está enfrentado e que muito afetou este segmento, e as medidas que estão sendo tomadas para o retorno dos eventos presenciais.
Trechos desse bate papo:
CNCP Brasil – Como a Fecomércio avalia o cenário atual para o turismo e o mercado de eventos no DF, mediante a pandemia da COVID 19?
FECOMÉRCIO – É um cenário desafiador, tanto para o turismo quanto para o setor de eventos, que estão sofrendo bastante nessa crise. Não tem sido fácil. Da noite para o dia festas, shows, apresentações de teatro, entre outras várias atividades, foram canceladas por causa dos riscos causados pela pandemia. Por consequência: empresários, artistas e outros profissionais que atuavam em eventos ficaram sem renda.
A Fecomércio-DF está atenta ao assunto, realizando lives com especialistas e buscando as melhores formas de ajudar neste retorno, além de estar em constante diálogo com o Executivo local. Estamos também oferecendo capacitação para as empresas e trabalhadores por meio do Senac.
CNCP Brasil – Quais outras ações estão sendo realizadas para colaborar na retomada dos eventos?
FECOMÉRCIO – Um grupo de trabalho que envolveu representantes do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do DF (Sindeventos-DF), da Câmara Empresarial de Economia Criativa da Fecomércio-DF, do Instituto Brasiliense de Festas e Eventos (IBRAFE) e da Associação Brasileira de Eventos no DF (ABEOC-DF) apresentou um protocolo de retorno à realização dos eventos no Distrito Federal, paralisados desde março de 2020. O documento foi encaminhado para o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes e para a Casa Civil.
Hoje, para superar o momento, os empreendedores estão se virando como podem: evento em hotel, como o último Na Praia, que contou com a dupla sertaneja Jorge e Matheus; shows virtuais; e a volta da modalidade drive-in em diversos formatos. Acredito que a criatividade e a união do setor produtivo será fundamental: estamos vivendo um momento de reinvenção, de buscar fazer diferente.
CNCP Brasil – Perspectivas para o futuro próximo?
FECOMÉRCIO – Ainda existem muitas incertezas. O desemprego no País é alto, o que deixa as pessoas mais receosas para consumir. Apesar do cenário de dúvidas, já que não sabemos quando essa situação vai acabar, o comércio vem se recuperando com o passar dos meses. Depois de uma crise, a tendência é que a economia se recupere e, dessa vez, não vai ser diferente. É tudo uma questão de tempo e confiança.
A Fecomércio-DF, o Sesc e o Senac, sabem do momento complicado e estão auxiliando a sociedade e os empreendedores da capital do País com diversas ações. Entre elas: elaboração de máscaras, doações pelo Mesa Brasil, apoio na vacinação contra a gripe, aulas online e muito mais. Além disso, também foi criado um projeto, em parceria com o Sebrae, lançado no final de agosto, chamado Em Frente com a Gente. Na plataforma são ofertadas capacitações a distância, online, de forma gratuita e acessível.
–
EVENTOS VIRTUAIS
Mesmo com a retomada gradativa dos eventos presenciais, os eventos virtuais continuarão acontecendo. E um que está bem próximo é o XXIV Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo, promovido pelo CNCP Brasil, que ocorrerá nesta edição totalmente online, entre os dias 28 e 31 de outubro, com a temática principal “Cerimonial: de posturas convencionais a ações prospectivas“. Inscrições: www.cncp.org.br/concep.
*Com informações da Agência Brasília.