Por Cristina Mesquita
Diante de novas oportunidades no mercado e sabendo da necessidade de adequação e habilidade profissional do cerimonialista para os ritos fúnebres, o CNCP Brasil irá promover nos dias 23 e 24 de junho o curso “Cerimonial de Homenagens Fúnebres”, ministrado pelo cerimonialista Athayde Alves, de forma online pela plataforma Zoom, com emissão de certificado pelo CNCP/Brasil.
O funeral é o tipo de evento dos mais delicados porque é um momento em que comove a todos os familiares e por isso é relevante a presença e atuação de um profissional de Cerimonial. Seja o funeral simples ou de pompa, o cerimonialista deve acompanhar todo o tempo de velação, desde a entrada da urna na sala, a condução dos enlutados ao local e a despedida final.
Todos os povos ritualizam seus mortos e apresentam maneira similar de reação diante da perda por morte de um ente querido. Dentro desse contexto é necessário entender que os cerimonialistas devem fazer a primeira aparição profissional, prontos para organizar, receber e proceder as devidas providências. Estes profissionais devem organizar a cerimônia de despedida conforme as tradições religiosas ou filosóficas de cada família com o devido respeito aos costumes e tradições de crença.
Importante ressaltar que, para os que ficam o funeral é o momento para a despedida e início de uma etapa fundamental do luto: o reconhecimento da morte. Daí a importância dos valorosos serviços de Cerimonial. Uma cerimônia de despedida precisa ser bem organizada e a depender do desejo da família pode ou não contar com atos religiosos.
O Cerimonialista e Mestre de Cerimônias Athayde Alves, que tem expertise no assunto, nos esclarece que o cerimonial de “Exéquias”, objetivamente significa ‘Cerimônias fúnebres’ ou ‘Cerimônias prestadas aos mortos’. Segundo ele, a Homenagem de despedida é onde se faz a celebração à memória de alguém que já partiu. Ela pode ser realizada durante o velório, no ato do sepultamento, na entrega para cremação ou em qualquer época posterior ao falecimento em que a família ou amigos considerem ser um momento especial para celebrar. Os rituais fúnebres contemporâneos mesclam antigas e novas práticas.
É importante que a equipe de cerimonial esteja treinada para as exéquias de luxo e aparatos de pompa que possuem funções diferenciadas em locais requintados onde são oferecidos salas de velório com capela; salas de estar; sala de descanso; buffet; decoração; som; iluminação; vídeo; valet park, etc.
“Geralmente esses locais denominados de Funeral House, já têm serviço de cerimonial, assistência social, músicos instrumentistas, cantores, aromaterapia (difusor olfativo), cromoterapia (cores da iluminação), maquiagem (reparação facial), manobristas, seguranças, carro social com motorista à disposição da família, livro de condolências, site de obituário, lembranças (em impressos e em vídeo) e distribuição de ‘Bem Velados’, onde não faltam aposentos luxuosos para o descanso”, informa Athayde.
Para o profissional que já atua ou deseja atuar nesse segmento, deve ter como objetivo estar sempre atento às demandas do segmento e agregar valor ao serviço oferecido. Uma ótima oportunidade para se aperfeiçoar é participar do curso “Cerimonial de Homenagens Fúnebres”.
As inscrições podem ser feitas no link: https://www.gofree.co/cerimonial-de-homenagens-funebres-2_9075
*Colaboração: Athayde Alves.