No último dia 14, o Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil, por intermédio de seu Representante Regional em Pernambuco, participou de importante reunião (via internet), com diversas organizações das áreas de eventos e turismo, além da presença do Poder Executivo Estadual e Municipal, por meio das Secretarias de Turismo de ambas as esferas, e profissionais liberais interessados no trade.
A exemplo de várias localidades que já estão realizando estudos sobre a melhor forma de conduta para a realização de eventos durante e/ou pós pandemia, o objetivo desse encontro foi discutir os protocolos que deverão ser adotados para a realização de eventos presencias e híbridos no estado.
Na ocasião, o Secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, destacou que “O Estado está na fase de estudo e elaboração dos protocolos específicos para cada tipo de evento, ouvindo e opinando juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e com a ANVISA”.
Já a Secretária de Turismo do Município, Ana Paula Vilaça, comentou que essa pandemia provocou uma grande quebra de paradigma para toda a cadeia de eventos e turismo no mundo, e que o retorno deverá ser gradual, sendo liberados os eventos de pequeno porte primeiro, e só depois ocorrer a liberação dos eventos maiores, tais como feiras e congressos.
Em seu pronunciamento, o Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sérgio Junqueira, enfatizou que antes da pandemia o mercado de eventos no Brasil crescia a 5% ao ano, movimentava em torno de R$ 936.000.000,00 (novecentos e trinta e seis milhões de reais), produzia 25 milhões de empregos diretos e indiretos e que passava por um dos melhores momentos da história, e que tudo isso foi desmontado por consequência da crise mundial da saúde.
Doreni Caramoni, presidente da ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, evidenciou as três premissas básicas para a adoção dos protocolos de retomada dos eventos. São elas: As fases para o retorno gradual dos eventos; A discussão do formato dos protocolos para cada tipo de evento; E, novamente, a solicitação da definição de uma data para que esse retorno se inicie.
O CNCP Brasil, representado pelo diretor da representação estadual, Eduardo Vaz, destacou que “os profissionais têm se esforçado para, durante este período que estamos passando de diminuição do mercado de eventos, reciclar os conhecimentos e aprender a utilização das novas plataformas digitais para que quando o retorno acontecer de fato, possamos estar alinhados com o novo formato que a área de eventos vem se apresentando”.
O RETORNO DOS EVENTOS EM OUTROS ESTADOS BRASILEIROS
Vários outros estados têm estudado a possibilidade da retomada pós pandemia e, para alguns casos, retomada num futuro próximo com todos os protocolos de segurança sanitária.
São Paulo:
Entidades como Convention & Visitors Bureau e Associação Brasileira de Empresas de Eventos, tem realizado reunião virtual com organizadores de várias partes do país, com o objetivo de mostrar como o Estado está se preparando para a retomada dos eventos.
Destaque para a palavra do Governador, João Dória:
“Abril do ano que vem já teremos, com toda segurança, a imunização e a tranquilidade que as pessoas poderão celebrar festas, atividades, eventos musicais ou esportivos”.
Pará:
A Presidente da Associação Brasileira de Cerimonialistas, Luciana Mendes, tem destacado que uma comissão de profissionais de eventos estão em busca de apoio do prefeito de Belém, para que se retornem os eventos, porém de forma gradativa e com responsabilidade.
Sergipe:
Já possui projeto de lei que libera cultos religiosos em Sergipe.
E ainda, por meio de reunião virtual a Funcaju e Abrape-SE tem discutido com órgãos públicos, soluções para o pós-pandemia.
Maranhão:
Os profissionais de eventos da região assumiram as rédeas e comandaram a elaboração de protocolo para entregar à Secretaria de Indústria e Comércio do Estado (responsável pela abertura dos segmentos comerciais).
Acre:
Os cerimonialistas do Estado também estão com proposta para apresentar à Prefeitura.
Da Redação
*Com a colaboração dos correspondentes do CNCP Brasil:
Recife/PE – Eduardo Vaz; São Paulo/SP – Cecília de Arruda; Brasília/DF – Flávia Paiva; Belém/PA – Guto Delgado e Luciana Mendes (membro do CNCP Brasil); Sergipe – Amauri Santos; São Luís/MA – Eric Teixeira; Acre – Lina Grasiela.