No último dia 4 de julho, faleceu na Capital Federal, nossa querida cerimonialista Marta Baena. Muitas foram as homenagens de amigos e familiares em sua despedida desta casa temporária (o planeta Terra).
Nascida no Rio Grande do Sul e moradora de Brasília desde 1962, Marta era conhecida entre os amigos por seu bom humor, cortesia, amizade, alegria, bons relacionamentos, irreverência. Marta deixa boas lembranças, e um legado de sua trajetória, a exemplo do livro de sua autoria “Cerimonial Contemporâneo”, lançado em 2014, juntamente à colega e cerimonialista Sergina Pedrosa.
Ela também participou do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP Brasil) e da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP). Atuante, Marta esteve presente no último jantar em comemoração ao Dia Nacional do Cerimonialista, em novembro do ano passado e também natalinas.
Marta foi chefe de cerimonial do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho, bem como, atuou em posses de renomadas autoridades, realizadas em outros tribunais. Também recebeu várias condecorações por serviços prestados.
O CNCP Brasil deseja à Marta, as melhores vibrações onde quer que esteja, e aos seus familiares: O marido, Eduardo, às filhas, Tatiana e Andrea, e aos quatro netos todo o sentimento de solidariedade e o desejo de que seus corações sejam fortalecidos para continuarem suas jornadas.
Por Zenilda Carvalho