Por Cristina Mesquita
O Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil, entidade de classe que sempre está atualizada em suas atividades, realizou no último dia 30 de junho, o webinário sobre um relevante assunto para os cerimonialistas, organizadores e produtores de eventos, abordando o tema “Cerimonial Esportivo: cerimônias de abertura de jogos olímpicos”.
O palestrante, Prof. Dr. Davi Rodrigues Poit – Diretor da Escola Superior de Educação Física (ESEF – Jundiaí/SP), membro fundador e integrante da diretoria da Associação Brasileira de Gestão do Esporte, é expert no assunto com três obras publicadas: “Cerimonial e Protocolo Esportivo”, “Elaboração de Projetos Esportivos” e “Organização de Eventos Esportivos”.
O Dr. Davi que humildemente se intitula como “um professor universitário curioso”, conduziu sua palestra de forma didática, com muita simpatia e uma linguagem acessível ilustrada por imagens e vídeos, trazendo o conhecimento sobre a evolução histórica das olimpíadas mostrando os aspectos técnicos esportivos de organização de eventos, que muito contribuiu para que os participantes tivessem um entendimento de como um profissional da área deve se portar e se planejar para obter êxito nestas cerimônias.
Segundo o professor Davi, embora a abertura de uma olimpíada não tenha nenhuma modalidade esportiva, é nela que está a maior procura de ingressos e os maiores valores, nela os países sede sempre comunicam alguma coisa em relação a sua cultura e tradição e que os grandes marcos das olimpíadas acontecem na abertura, premiação e encerramento.
Com a proximidade da Olimpíada de Tóquio, os que estiveram atentos aos aprendizados passados pelo professor Davi, terão um olhar mais sensível e com certeza irão apreciar os trabalhos de organização olímpicos de forma mais apurada com relação às regras e protocolos dos procedimentos na realização do evento.
O organizador qualificado deve estar apto para definir a forma do planejamento e como irá proceder com relação aos protocolos esportivos que exigem uma atenção especial e criteriosa quanto ao local para abertura solene, discursos, reservas de lugares, localização correta do pódio, hinos, medalhas, cerimônia de premiação, segurança, entre outros detalhes.
Certos conceitos precisam ser levados em consideração para garantir o bom andamento da competição, por isso, o cerimonialista precisa conhecer as normas e ser diligente para não deixar itens de fora. É muito importante também estar preparado para mudanças e imprevistos, apesar de todo o planejamento feito, afinal, poderá ser surpreendido com alterações de última hora.
Segundo Francimar Petini, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do CNCP Brasil: “essa série de Webinários mensais objetivou oportunizar o debate de diversos temas relevantes e de cunho acadêmico com palestrantes convidados que possuem formação em nível lato e/ou stricto sensu, como também autores de obras conceituadas.”
Essa última edição do webinário trouxe muitos ensinamentos e enriqueceu a todos com uma visão ordenada sobre cerimonial esportivo que traduz momentos altos das consagrações dos atletas, a história dos países com suas delegações, além da utilização dos símbolos das nações (hinos e bandeiras), que registram imagens através das transmissões virtuais, televisivas e fotografadas, sempre objetivando o sucesso ao final.