Por Zenilda Carvalho
O Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil, também se adapta a esta nova realidade: Eventos virtuais. E já realizou o seu primeiro evento virtual obedecendo as normas brasileiras e da organização Mundial da Saúde sobre a COVID 19. E ainda, com a devida atenção à acessibilidade, pois contou com intérprete de libras.
A cerimônia de posse da nova diretora de ensino, pesquisa e extensão do CNCP Brasil, Luane Bittes, ocorreu no dia 3 de julho, às 20 horas. Apesar de ser virtual, foi realizado nos mesmos moldes de um evento presencial, no que diz respeito a parte solene, inclusive com ensaio no dia antecedente ao evento.
Posse da nova diretora de ensino, pesquisa e extensão do CNCP Brasil
O dispositivo de honra virtual foi composto pela presidente do CNCP Brasil, Raab Simões; a presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Yvone de Souza; a diretora administrativa e patrimonial, Kátia Albuquerque; a diretora de relações internacionais, Eliane Ubillús; a diretora de relações institucionais, Gilda Fleury; a diretora de eventos, Emília Nunes e pela empossanda. A formação do dispositivo foi feita por meio da ferramenta Stream Yard e transmitida para o público em geral pela plataforma Youtube – via canal do CNCP Brasil.
Vale destacar que foram expedidos convites aos convidados; teve atuação do mestre de cerimônias; citações; execução do hino nacional; leitura do termo de posse; assinatura do termo de posse e a cerimônia finalizou com o pronunciamento das autoridades. Todos os passos na realização de uma cerimônia devidamente obedecidos.
Esta é a nova modalidade de eventos, devido a pandemia que o nosso país e o mundo têm enfrentado. Hora de se cuidar e também de se adaptar. Sigamos firmes na esperança de que dias melhores estão por vir!
E fiquem atentos, pois estão sendo realizados cursos e capacitações, além de um grande Congresso previsto para o período de 28 a 31 de outubro próximo.