Por Cristina Mesquita
Os membros do CNCP Brasil, Pedro Amorim e Gilda Fleury Meirelles, participaram como palestrantes do IX Congreso Paraguayo de Protocolo y Ceremonial, realizado entre os dias 8 e 9 de julho, em formato presencial na capital Assunção e também online por streaming, sendo um evento híbrido, que trouxe uma reflexão sobre as novas tendências de protocolo e cerimonial.
Pedro esteve fisicamente presente na sede do congresso em Assunção e, na mesma condição, 60 participantes. Os demais assistiram de forma online através de plataforma digital. A palestra que ele proferiu retratou sobre: “Gestão de Riscos e Crises em Eventos”, que foi dividida em duas apresentações no primeiro e segundo dia. O tema abordado é atual e necessário para o momento, em virtude do mercado de eventos estar retomando as atividades.
Pedro Amorim é Relações Públicas e Jornalista pela UFMG, pós-graduado em Ciência Política, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, possui certificações complementares nas áreas de Ciências Políticas e Econômicas pela Università Degli Studi di Bologna (Itália), em Gerenciamento de Projetos pelo Project Management Institute (PMP-PMI®) e em Liderança pela Harvard Business School. Ocupou o cargo de Chefe do Cerimonial da Presidência da Petrobras de 2009 a 2020. Atualmente, ocupa o cargo Diretor de Planejamento do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP Brasil); Diretor de Relações Internacionais da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo (OICP); Fundador e CEO da Gestão Diamante, Consultoria Empresarial em Gestão Estratégica, Cerimonial e Eventos e editor-chefe da “Cerimonial em Revista”.
“Muito feliz em ter participado representando o CNCP Brasil, ao lado da Gilda! Acredito que cada um de nós carrega a imagem de todos os cerimonialistas brasileiros quando se apresenta ou organiza um evento no exterior. Muitos comentaram comigo que o Brasil é um exemplo! E o trabalho que o CNCP faz há muitos anos nos congressos internacionais é o responsável por essa imagem tão positiva que hoje podemos desfrutar e trabalhar para manter”, declarou Pedro.
No segundo dia houve a participação de Gilda Fleury de forma virtual, que palestrou sobre: “Protocolo e Cerimonial para os Eventos Virtuais”, assunto de extrema importância, pois atualmente com toda essa rápida transformação digital passou a ser necessário a adequação de eventos na versão virtual. Para entender desse mundo tecnológico é preciso habilidade digital para planejar, organizar e executar as solenidades e acontecimentos com todos os requisitos que o online exige.
Gilda Fleury Meirelles é graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, pós graduada em Ciências da Comunicação. Cursou Comunicação Empresarial em Syracuse / USA e Relações Públicas e Cerimonial na Sorbonne / França. É professora, escritora, com quatro obras publicadas, membro ocupante da cadeira nº19 da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP), na qual exerce o cargo de Diretora de Comunicação e Relações Públicas; é também, Diretora de Relações Institucionais do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP Brasil); Diretora da Academia Internacional de Cerimonial e Protocolo e Diretora da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo (OICP).
Gilda disse: “Cultura similar a brasileira, mas com características próprias, é sempre muito gratificante participar de eventos no exterior, neste caso no Paraguai. Mesmo virtualmente, fiquei muito feliz de estar representando o CNCP e o Brasil, ao lado de Pedro Amorim. Grande emoção, ao ser recebida com uma homenagem musical aos brasileiros, “Um dia de domingo”. Levamos um pouco do cerimonial brasileiro e o carinho de nossos cerimonialistas aos colegas. Isso permite nos aproximarmos, trocar ideias, criar novos conceitos, baseados na experiência de cada um. O Brasil tem uma imagem positiva diante de nossos irmãos, não só paraguaios, mas de toda a América, Europa e África, presentes no Congresso. Mesmo requerendo muito trabalho, precisamos lutar para que o cerimonial brasileiro continue presente. Sempre juntos!”
O congresso paraguaio foi muito bem conduzido e também recepcionou de forma gentil a presença dos brasileiros os homenageando antes das apresentações com músicas típicas do Brasil executadas de forma instrumental.
Os nossos agradecimentos ao presidente do Comité Paraguayo de Profesionales de Ceremonial – CPPC, Luis Caballero, pelo convite!
Congressos permitem o enriquecimento do saber acadêmico, pois reúnem profissionais, especialistas, estudantes e diversos grupos com interesses em comum. São uma boa forma de trocar informações e ampliar conhecimento além de gerar um espaço de interação e troca entre os palestrantes e participantes.
A repercussão da participação de Gilda e Pedro foi excelente, fato que causa orgulho ao Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil e que se sente prestigiado em ter seus filiados e membros da diretoria como expositores de mais um importante evento internacional.