Por Zenilda Carvalho
As posses municipais de vereadores e prefeitos para legislatura 2021-2024 devem acontecer na próxima sexta-feira (1) de forma diferenciada, por conta da pandemia do novo coronavírus.
O Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil traz, como colaboração para os cerimonialistas de todo o Brasil, dicas da especialista em cerimonial e protocolo, professora Gilda Fleury, a serem utilizadas nas solenidades de posse na atual circunstância.
Principais passos para uma solenidade de posse em época de pandemia:
1) Opte pela cerimônia híbrida ou virtual. Não é época para solenidade presencial;
2) Uma solenidade de posse atrai muitos convidados e gera emoção, com abraços e cumprimentos. LEMBRE-SE QUE ESTAMOS EM PANDEMIA. Comunique os procedimentos a todos; utilize o Mestre de Cerimônias para isso;
3) Na solenidade híbrida, reduza o número de convidados;
4) Utilize transmissão virtual para atingir seu público;
5) Siga rigorosamente o protocolo sanitário de prevenção ao Covid 19, mesmo com poucos convidados: distanciamento, máscara, álcool gel, tapetes higiênicos, luvas (se necessário), aferição de temperatura na entrada, um recepcionista para abrir e fechar cada porta para evitar toques, entre outros procedimentos;
6) Faça a posse em dois atos para evitar aglomeração e muitos pronunciamentos:
Primeiro ato: posse de vereadores.
Nos pronunciamentos, veja se consegue reduzir o número, um falando em nome de todos. Se não conseguir, utilize duas tribunas e esterilize ou troque os microfones em cada pronunciamento.
Segundo ato: posse de prefeito e vice-prefeito. Seguir o mesmo protocolo acima citado.
7) No momento do Juramento, distancie os empossandos. Lembre-se de que o vírus é transmissível por gotículas de saliva.
8) No momento da assinatura do Termo de Posse, cuidados com as canetas. Cada um deve usar a sua.
9) Exija o cumprimento do protocolo sanitário. Não amoleça. Lembre-se que você é responsável pela organização do evento; então é sua a responsabilidade, também, pela saúde de todos os presentes.
Bom evento e sucesso!
Gilda Fleury é relações públicas, consultora, diretora do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial (IBRADEP), diretora de Desenvolvimento de Atividades e Congressos da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo (OICP) e diretora de relações institucionais do CNCP Brasil.
Veja como será a cerimônia de posse em alguns estados:
Mato Grosso: Segundo informações do diretor de Cerimonial e Segurança da Câmara Municipal de Cuiabá, Cel. Rachid Mohamed, a cerimônia de posse dos vereadores eleitos naquele município será realizada de forma presencial, respeitando os protocolos e decretos regimentais e sanitários em vigor, com limitações de convidados, não sendo aberto ao público em geral. “Por enquanto não há necessidade de realizarmos adaptações no protocolo oficial existente. Mas, ressalto que a organização e planejamento da cerimônia está sendo feito para permitir flexibilização, pois estamos acompanhando diariamente a evolução do quadro da covid-19 em nossa capital. O formato da solenidade poderá sofrer modificações de acordo com a avaliação da comissão criada pela nossa Câmara Municipal para acompanhamento da pandemia”, explica o Cel. Mohamed.
Outra informação importante é que os candidatos eleitos em Cuiabá para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereador, bem como os suplentes de vereador até a terceira suplência por partido, poderão obter o diploma, por meio da plataforma DiplomaNET do TRE/MT.
Sergipe: Em entrevista com o presidente da Câmara Municipal de Aracajú, Josenito Vitale de Jesus (Nitinho), ele relata que: “Todas as sessões estão sendo virtuais, tanto por causa da pandemia, como por conta da reforma do prédio sede da Câmara Municipal de Aracajú. E a cerimônia de posse que ocorrerá no dia 1° de janeiro, será de forma bastante restrita, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos neste tempo de pandemia”.
A respeito de uma possível adaptação no protocolo oficial dessas tradicionais solenidades, Nitinho afirma: “Vamos observar os protocolos adotados na diplomação e, como a solenidade de posse geralmente ocorre no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, vamos respeitar os protocolos exigidos pelo judiciário.”
São Paulo: A Câmara Municipal de São Paulo adotou medidas mais restritivas para a Sessão de Posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. A cerimônia ocorrerá no Plenário da Casa, às 15 horas do dia 01/01/2021, com ampliação dos protocolos de segurança; proibição do acesso de pessoas à galeria do Plenário; restrição na entrada ao gabinete parlamentar, entre outros. A Sessão Solene será transmitida ao vivo e poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Câmara, pelo canal do Legislativo paulistano no Youtube, no canal 8.3 da TV aberta digital.
*Com informações do site: https://www.saopaulo.sp.leg.br.