Por Zenilda Carvalho
Neste ano, o Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo (CONCEP) chegou a sua 24ª edição com uma novidade: o evento foi realizado pela primeira vez de forma totalmente virtual, devido à pandemia do coronavírus. As 15 horas de programação aconteceram entre os dias 28 e 31 de outubro de 2020.
Com o tema: “Cerimonial: de posturas convencionais a ações prospectivas”, a programação científica do Congresso contou com a participação de dezenas de palestrantes nacionais e internacionais, especialistas na temática. Foram quatro dias em que cerimonialistas, organizadores de eventos, mestres de cerimônias, celebrantes e interessados do segmento se reuniram para estudar e trocar experiências sobre a atividade de cerimonial, protocolo e etiqueta social.
O congresso é realizado pelo CNCP Brasil e esta edição contou com o apoio da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo (OICP), da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP) e da Associação de Profissionais de Cerimonial e Protocolo de Angola (APCPA).
Em conversa com a presidente da Comissão Científica do XXIV Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo, Yvone Almeida, ela nos conta sobre a escolha do tema do Congresso: “O Comitê vem realizando os seus Congressos com a intenção de atender, indistintamente, aos novatos na área, como aos mais experientes. Assim, quando falamos em Posturas Convencionais, estamos autorizados a tratar da tradição, de hábitos e costumes, enfim, do que é conhecido e praticado nas sociedades. Mas, com as palavras Ações Prospectivas, damos ensejo a que os expositores se sintam estimulados a falar de novas práticas, novas tecnologias, mostrando como é possível realizar nosso trabalho, diante das limitações a nós impostas por esse surto virótico”.
Já a respeito da escolha dos palestrantes ela relata que: “Houve a preocupação de se mesclar especialistas com grande tempo de experiência e jovens profissionais familiarizados com uma linguagem técnica e informatizada com os eventos virtuais”.
E para finalizar, Yvone, fala da expectativa para o próximo Congresso: “Já estamos começando a pensar em novos temas a serem trabalhados no próximo CONCEP. Esperamos que o evento seja presencial, mas, seguramente, não vamos abandonar totalmente as novidades já tão bem assimiladas, acreditamos até que, em 2021, surjam novas tecnologias, mas o relevante é que os temas que venham a ser abordados contribuam para o desenvolvimento da atividade assim como possam dar continuidade a importante tarefa de estimular o pensamento prospectivo sobre a ciência do cerimonial.”
Vale ressaltar que uma das finalidades do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil é a “promoção da assistência social”, por isso, durante todo o evento foi realizada a ação solidária que está beneficiando a Aldeia Yawarani, no Acre. A doação é totalmente voluntária.