Por Zenilda Carvalho
De Brasília o evento é realizado de forma híbrida
Foram 3 dias dedicados a programação do encontro presencial em Brasília, que ocorreu no auditório Austregésilo de Athayde no ParlaMundi da LBV, com capacidade reduzida de participantes e seguindo as demais recomendações do protocolo sanitário devido a pandemia, e de forma virtual (com transmissão ao vivo pela internet para o mundo todo), reunindo cerimonialistas, mestres de cerimônias, profissionais do segmento de eventos e áreas afins.
A rica programação científica com abordagem do tema principal “Cerimonial – Reflexões para um Tempo de Mudanças”, contou com renomados especialistas, palestrantes nacionais e internacionais, professores e doutores que compartilharam um pouco de seus conhecimentos e/ou experiências com os participantes do CONCEP 2021.

No primeiro dia de CONCEP, 27 de outubro, ocorreu a solenidade de abertura com as presenças ilustres: Sra. Raab Simões dos Santos, Presidente do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – Cncp/Brasil e Presidente do XXV CONCEP; Excelentíssimo Senhor Miguel Lecaro Bárcenas, Embaixador do Panamá no Brasil; Excelentíssimo Sr. Cláudio Abrantes, Deputado Distrital; Senhor Gerardo Correas, Presidente da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo – OICP; Senhora Eliane Gonçalves Ubilús, Presidente da Academia Internacional de Cerimonial e Protocolo – AICP; Senhora Yvone de Souza Almeida, Presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo – ABCP; Senhor Marcílio Lins Reinaux, Idealizador e Fundador do CNCP/Brasil e Decano do Cerimonial Brasileiro.




Em seguida foi realizada a conferência “O cerimonial na visão da autoridade”, com o conferencista Hugo Napoleão, advogado, e que traz sem seu currículo cargos como Ministro de Estado, Senador, Deputado Federal e Governador do Estado do Piauí.
Na sequência ocorreu a palestra “Cerimônias na atualidade”, proferida por Jorge Luis Vidaurreta (Argentina), professor universitário de Diplomacia, e que ocupou várias vezes o cargo de diretor geral de Cerimonial do Governo da cidade de Buenos Aires.

Um dos momentos marcantes no primeiro dia de Congresso foi o Simpósio conduzido pela Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo – OICP, que teve como coordenador: o cerimonialista Gerardo Correas, presidente da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo – OICP e presidente da Escuela Internacional de Protocolo EIP.

Participaram do Simpósio os palestrantes:
Amílcar Mário Quinta – Mestre em Relações Internacionais, cerimonialista, quinto vice-presidente da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo – OICP e presidente da Associação de Profissionais de Cerimonial e Protocolo de Angola – APCPA. O tema abordado foi: Cerimonial e protocolo da União Africana.

Karina Vilella – Cerimonialista, diretora do Centro Diplomacia KV – Repúblicas Argentina e Perú, diretora de Atividades Pedagógicas da Organización Internacional de Ceremonial Y Protocolo – OICP. Tema abordado: Recepção de honra no Teatro Colón para o G20.

Juan Sierra – Graduado Superior de Administração da Administração Geral do Estado e Oficial da Marinha da Reserva (Corpo de Fuzileiros Navais), possui ampla experiência em cargos de gestão em assuntos relacionados à comunicação, protocolo, relações públicas e institucionais, segurança e logística. É palestrante, professor, mentor e consultor em Universidades e Escolas de Negócios. O tema apresentado na ocasião foi: Monarquias e Repúblicas: diferenças e semelhanças em seus protocolos.
Após o simpósio tivemos a mesa redonda “Pronomes de tratamento no cerimonial público”. A mesa teve como mediadora a professora Raab Simões, presidente do CNCP Brasil.
E os palestrantes foram:
Luiz Francisco Dias – Pós doutorado pela Universidade de Buenos Aires, doutor em linguística, professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisador do CNPq.

Kleber Aparecido da Silva – Pós-doutorado em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. Considerado Distinguished Professor na City University of New York, USA. É professor da UNB, pesquisador do CNPq, escritor.

Já no período da noite tivemos a palestra “Presentes Institucionais e Sociais: usos e costumes”, com a palestrante Yvone de Souza Almeida – Pedagoga, cerimonialista, pós-graduada em planejamento educacional, presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo ABCP, diretora de Deontologia da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo – OICP.

Na sequência aconteceu a mesa redonda “Eventos híbridos de posses no âmbito da Magistratura”, que teve como mediador Francismar Petini.
Os palestrantes foram:
Aline Gurgel – Cerimonialista, assessora-Chefe de Cerimonial e Relações Públicas do Superior Tribunal de Justiça desde 2018. Atuou como chefe do cerimonial, por 10 anos, no Conselho Nacional de Justiça CNJ.
Celia Regina de Oliveira Gonçalves – Cerimonialista, assessora-Chefe do Cerimonial da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho – TST.


Acompanhe na próxima matéria tudo sobre o segundo dia do CONCEP 2021.