Agência de notícias, CNCP Brasil, Nacional

Rememorando o CONCEP 2020: registro dia a dia

Por Zenilda Carvalho

Na primeira tarde de evento, dia 28, ocorreu a Reunião do Colegiado. Já a noite, seguindo a ritualística de um congresso presencial, foi realizada a Solenidade de Abertura do CONCEP2020 com a participação de autoridades, congressistas e o público em geral que acompanhou a transmissão ao vivo pelo canal do CNCP Brasil no Youtube.

O mestre de cerimônias anunciou a composição do dispositivo de honra virtual do evento com a presença da presidente do CNCP Brasil, Raab Simões; do presidente da Organización Internacional de Ceremonial Y Protocolo (OICP), Gerardo Correas Sanches; do fundador do CNCP Brasil,  embaixador Manoel Innocencio de Lacerda Santos Júnior; da presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP), a cerimonialista Yvone de Souza Almeida; do fundador e autor intelectual do CNCP Brasil e decano do Cerimonial Brasileiro, o cerimonialista Marcílio Reinaux; da presidente da Comissão Organizadora do 24º Congresso, a cerimonialista Ozaina Barros. Durante a solenidade houve a execução instrumental do Hino Nacional Brasileiro.

Além do discurso da presidente do CNCP Brasil e das palavras das autoridades, ainda ocorreu a outorga doPrêmio Cerimonial Brasil 2020, a dois dos quatro idealizadores do CNCP Brasil.

O segundo dia de Congresso, 29, foi marcado pela conferência magna feita pelo médico e político brasileiro Dr. Luiz Henrique Mandetta, que abordou o tema “O cerimonial na visão da autoridade”.

Mandetta exerceu a presidência da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas, foi Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, deputado federal, e Ministro de Estado da Saúde.

Ele explanou sobre como vê o papel do cerimonialista, contou diversas experiências com cerimonial, desde eventos como posses, visitas a outros países, lançamentos, eventos que haviam toda questão protocolar devido a liturgia do cargo de um ministro de estado.

Destacou que “o papel do cerimonialista é fundamental, uma profissão extremamente importante”. Ele falou sobre a importância da regulamentação da profissão de cerimonialista e se colocou à disposição para ajudar a conversar com a presidência da Câmara e do Senado Federal, entre outros, para colaborar nesta empreitada.

Na sequência, foi realizada a mesa redonda: “Gestão Contemporânea de Eventos”, e o painel: “Conhecimento Técnico e Credibilidade Profissional”.

A programação do dia encerrou-se com uma bela Cerimônia em homenagem ao Dia Nacional do Cerimonialista. Além da apresentação da Crônica do Cerimonialista, de autoria de Silvio Lobo, houve a interpretação de uma emocionante canção com o saxofonista, Astrogildo Franco, diretor financeiro do CNCP Brasil. E ainda, um brinde virtual a todos os cerimonialistas do Brasil.

https://cncp.org.br/agenciadenoticias/2020/10/29/mensagem-da-presidencia-do-cncp-brasil-pelo-dia-do-cerimonialista/

No terceiro dia de Congresso (30), foi realizada a mesa redonda composta por palestrantes internacionais sobre o tema: Cerimonial e Protocolo em Três continentes – Diferenças e semelhanças. No dispositivo de honra virtual estavam as seguintes autoridades:  Eliane Ubillús,  vice-presidente da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo (OICP), na condição de moderadora; e como painelistas: Amílcar Mário Quinta, (África), presidente da Associação de Profissionais de Cerimonial e Protocolo de Angola (APCPA); Thomas Sladko (Oriente Médio), diretor executivo do Instituto Acadêmico para Protocolo, Diplomacia Soft e Corporativa com sede em Bruxelas; Marina Fernandez (Europa), diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Esculea Internacional de Protocolo e Secretária General de la Organización Internacional del Protocolo (OICP).

Em seguida, ocorreu a atividade postagem verbal sobre o tema “A Virtualidade nos Ambientes Acadêmico e Judiciário”

E a mesa redonda que abordou o tema “Quando os Poderes se encontram”

E para encerrar as atividades do terceiro dia de evento, foi realizado o painel “Segurança de Dignitários e Executivos”.

Um dos painelistas, Francisco Garonce, do Distrito Federal, contou experiências de sua trajetória, em especial, durante os 7 anos que esteve no Palácio do Planalto.

Garonce também falou que: “A segurança de dignitários e executivos é uma atividade cada vez mais demandada no mundo moderno. As ameaças são difusas e a atuação dos profissionais de segurança tem sido progressivamente mais ostensiva, o que pode trazer sérios transtornos para os cerimonialistas. Mas isso tem solução e ambas atividades podem conviver em absoluta harmonia”.

Chegou o quarto e último dia do CONCEP 2020.

No sábado, 31, aconteceu a Assembleia Geral do CNCP Brasil, pela plataforma zoom, e que teve a presença de membros adimplentes da Instituição.

Na sequência, ocorreram as seguintes atividades: o painel “A Complexidade das Precedências”

A postagem verbal intitulada “Posse e Transmissão de Cargo em Novos Tempos”

O painel “Realizando Sonhos – Celebrante, Mestre de Cerimônias e Juiz De Paz”.

Para o encerramento da programação científica desta edição do Congresso, foi reservada a conferência “Cerimonial e Eventos – O hoje e o amanhã”, com a palestrante Marisa Canton. Ela é a primeira pessoa no Brasil a conquistar o título acadêmico de Doutor em Eventos, em tese apresentada em 2001 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Já na Solenidade de encerramento do Congresso, após a fala de todos os componentes do dispositivo virtual, houve a entrega do “Prêmio Excelência do Cerimonial” e também do prêmio “Mérito Cerimonial”, à equipe de organização do CONCEP 2020.

Ainda na ocasião, teve a palavra do presidente da Comissão Eleitoral do CNCP Brasil para o pleito de 2020, o cerimonialista, Coronel PM Fredolino Antônio David, que apresentou o resultado da eleição do CNCP BRASIL, ocorrida durante o Congresso e que elegeu para os anos de 2021 a 2023, a nova equipe gestora da Entidade:

Presidente – Raab Simões dos Santos (DF)

Vice-presidente – Ozaina Barros Cruzeiro (DF)

Conselho de Ética – Sílvio Lobo Filho (MS)

Conselho Fiscal – Francklin Bezerra (PE)

Demais membros, diretores e consultores serão apresentados em matéria específica sobre a nova gestão do CNCP Brasil.

E o Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo finalizou com o agradecimento da presidente do CNCP Brasil, Raab Simões.

Deixe um comentário